domingo, 12 de agosto de 2012

Parece brincadeira, mas é inovação tecnológica


A robótica é um campo que se destaca quando o assunto é inovação tecnológica. As suas aplicações são as mais diversas. Pode estar presente em pequenas tarefas domésticas até complexos procedimentos médicos. Para despertar o interesse dos alunos de Engenharia Elétrica da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), foi criado o Germ (Grupo de Estudantil de Robótica Móvel), que organiza todo semestre o campeonato de robótica móvel.
Nas duas edições do campeonato 13 equipes participaram. O objetivo da competição é que os alunos desenvolvam um robô, utilizando o conceito de automatização. “A intenção é despertar o interesse dos acadêmicos, principalmente de que está começando no curso, pela robótica. Durante o campeonato a gente passa noções de programação e modelamento matemático”, explicou Ronny Knoch Gieseler, 21 anos, aluno da oitava fase de Engenharia Elétrica.
O que pode parecer uma brincadeira pode se transformar em um produto com ampla aplicação na indústria. Os robôs funcionam por meio de sensores, pode ser ondas de som ou infravermelho. É o que os engenheiros chamam de inteligência artificial básica. “Podemos aplicar em tudo: na automação residência, na indústria, no entretenimento, na medicina. É possível fazer um robô de solda ou pintura, por exemplo”, disse Gabriel dos Santos Sanches, 22 anos, da oitava fase de Engenharia Elétrica.
Além dos campeonatos internos, os integrantes do Germ e do PET Engenharia Elétrica (Programa de Educação Tutorial) participam de competições nacionais e internacionais. Ano passado, a equipe da Udesc conquistou o primeiro lugar no concurso de robô de sumô, realizado no Peru.
O PaPaCaPim é um robô equipado com sensores para reconhecimento do ambiente e de obstáculos. Ele foi programado para lutar sozinho. O PaPaCaPim utiliza sensores de infra-vermelho para identificar os obstáculos. O robozinho joinvilense derrotou 28 equipes de cinco países. “Os robôs estão preparados para realizar determinada função e tem capacidade para lidar com situações inesperadas. Essa tecnológica pode ser usada na indústria”, afirmou Gieseler.
Udesc participa de campeonato nacional
As empresas têm incentivado campeonatos de olho na inovação. A Freescale, produtora de componentes automotivos, é uma delas. Ela organiza o a Fresscale Cup. A Udesc vai participar da edição deste ano com cinco equipes. É a instituição com maior número de equipe participante. “Participando de campeonatos de corridas é possível desenvolver algo aplicado em um carro guiado, por exemplo”, enfatizou Gabriel dos Santos Sanches, 22 anos, da oitava fase de Engenharia Elétrica.
O campeonato será em novembro e as equipes da Udesc estão desenvolvendo os robôs que vão participar. “A empresa manda um kit básico e temos que fazer as alterações e a programação”, explicou Sanches. A competição será em um circuito de 20 a 30 metros com obstáculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário