domingo, 12 de agosto de 2012

Energia solar impulsiona embarcação da UFSC


A equipe Barco Solar Babitonga, do curso de engenharia da mobilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Joinville, é uma das 14 equipes nacionais que participam do Desafio Solar Brasil. O Desafio é um rali de barcos movidos a energia solar, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de tecnologia para fontes de energia limpa e alternativa.
A equipe joinvilense foi criada em 2010 e já participou de competições em Parati, no Rio de Janeiro, e em Florianópolis. A experiência começa a dar frutos. Os alunos foram premiados pelo Programa Sinapse de Inovação, da Fapesc (Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Cataria), com apoio do Sebrae e da Fundação Certi, com o projeto de um kit de energia solar para pequenas embarcações.
O programa Sinapse da Inovação transforma em negócios de sucesso as ideias produzidas nas universidades. Os alunos ganharam R$ 50 mil para investir na implantação da empresa, batizada de Voltaica, que produzirá kits destinados a embarcações de até 14 pés com motor de baixa potência. Os alunos têm oito meses para viabilizar o negócio.
São quatro sócios. “A nossa intenção é oferecer soluções de engenharia naval para embarcações com foco na questão ambiental. O nosso alvo será veleiro que hoje usa diesel como combustível”, explicou o líder da equipe Babitonga e um dos sócios da Voltaica, Evandro Machado.
A intenção é que a Voltaica seja uma empresa que investirá na equipe Babitonga. “Com o incentivo financeiro, vamos poder tirar vários projetos do papel. Pretendemos ter uma embarcação competitiva para o próximo Desafio Solar Brasil”, disse o líder da equipe. Com o kit solar, a embarcação será 100% ecológica, pois utilizará energia solar e eólica para se movimentar.
O valor do kit ainda não foi definido, mas, segundo Machado, o custo inicial que o dono da embarcação terá para instalação do kit vai ser diluído ao deixar de gastar com combustível. O barco solar Babitonga é considerado o protótipo do kit. Com um motor elétrico, o barco pode chegar até 14 km/hora.
A próxima edição do Desafio Solar Brasil está, inicialmente, agendada para outubro, mas como o evento é organizado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a sua realização depende do fim da greve dos professores e funcionários das universidades federais.

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